Sonhos e vento

kazeta

No primeiro parágrafo desse post eu já quero alertar a todos os leitores que nada, nenhum texto, nenhuma imagem, vídeo, gif ou coisa do tipo que eu colocar aqui vai expressar realmente a beleza do filme sobro o qual falarei. Portanto, antes mesmo de você terminar de ler, já tenha em mente que você DEVE assistí-lo.

Toda a filmografia do estúdio Ghibli me remete aos sonhos, é impossível não assistir Spirited Away, Howl Move You Castle e outros sem lembrar dos lugares onde passamos sonhando. Porém, nenhum desses filmes trata realmente de sonhos, sempre se passa em algum mundo paralelo do contexto da história.

Mas não em The Wind Rises (Vidas ao Vento). Jiro Horikoshi é o que realmente podemos chamar de um menino sonhador. Desde criança Jiro sonhava em ser piloto de avião, mas por ser míope não poderia. Então em sonho Jiro conhece Caproni , um famoso italiano designer de aviões que o incentiva a não desistir de seus sonhos, mas sim arrumar um modo de ficar mais perto dele, que é o que Jiro faz, acompanhado por Caproni (em sonho) o tempo todo.

tumblr_n17gnno1Z11r4ue86o1_500 tumblr_n17gnno1Z11r4ue86o2_500

The Wind Rises é o penultimo filme do estúdio Ghibli para o cinema, e Miyazaki não poderia encerrar o seu legado de forma mais incrível do que com ele. Está concorrendo ao Oscar de melhor animação e antes de assistí-lo eu confesso, estava em dúvida entre seus concorrentes, mas vi que Miyazaki realmente merece esse prêmio, não só pela genialidade de todo seu trabalho, mas sim como um “Muito Obrigado” do cinema por ele ter contribuído tanto com seus filmes, que encheram nossos olhos de cenas tão lindas (e também lágrimas).

tumblr_n1g55o54Eu1t5zbfho1_1280

O filme tem estréia no Brasil dia 28 de fevereiro, eu tive a honra de assistir no cinema o filme (:
Você pode ver o trailer do filme aqui.

Anúncios

Uma opinião sobre “Sonhos e vento

  1. Belo texto!
    Só uma coisinha: esse não é o ultimo filme dos Studios Ghibli, no Japão já lançou Kaguya Hime monogatari, esse é, possivelmente, o ultimo filme do Mestre Miyazaki. E bem que podia ganhar o Oscar, né?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s