Você sabe o que é paralisia do sono?

paralis
Muita gente tem/teve/terá e não tem consciência desse fenômeno. Muita gente também pensa que foi só um sonho e não procurar saber sobre, mas é algo importante saber justamente pelos efeitos que causa.
Segundo a Wikipédia:

“Paralisia do sono é uma condição caracterizada por uma paralisia temporária do corpo imediatamente após o despertar ou, com menos freqüência, imediatamente antes de adormecer.
Fisiologicamente, ela é diretamente relacionada à paralisia que ocorre como uma parte natural do sono REM. A paralisia do sono ocorre quando o cérebro acorda de um estado REM, mas a paralisia corporal persiste. Isto deixa a pessoa temporariamente incapaz de se mover. Além disso, o estado pode ser acompanhado por alucinações hipnagógicas.
Com frequência, a paralisia do sono é vista pela pessoa afligida como nada mais do que um sonho. Isto explica muitos relatos de sonhos nos quais as pessoas se vêem deitadas na cama e incapazes de se mover. As alucinações que podem acompanhar a paralisia do sono tornam mais provável que as pessoas que sofram do problema acreditem que tudo não passou de um sonho, já que objetos completamente fantasiosos podem aparecer no quarto em meio a objetos normais. Alguns cientistas acreditam que este fenômeno está por trás de muitos relatos de abduções alienígenas e encontros com fantasmas.”

Sempre ouvi as pessoas falarem sobre, pesquisei o assunto porque era algo que me interessava, mas nunca me passou pela cabeça que isso fosse acontecer comigo. A gente tem essa mania de achar que algumas coisas simplesmente não vão acontecer.
E estou escrevendo esse post contraditoriamente à minha vontade. O intuito do blog é registrar os sonhos bons para que eu possa ler depois e lembrar. Mas essa é  uma coisa que eu provavelmente não vou esquecer tão rápido, então transformar isso em informações para as outras pessoas é um modo de amenizar.

Basicamente, é teu cérebro acordando e teu corpo com preguiça de acompanhar ele.
O meu sonho foi um pouco complexo,  já tenho esse problema de não conseguir explicar bem as coisas, mas vou tentar.
Eu estava brigando com uma pessoa, vou pular pra essa parte, a pessoa queria me imobilizar de alguma forma e eu tentava fugir. A forma que ela encontrou de conseguir fazer isso foi colocar duas pedras nas minhas costas e outra no meu peito, dando a impressão de que aquilo pararia meu coração, era como se fosse um ímã, e deu certo. Mas o que estava parado, fisicamente, era o meu corpo. “Com frequência, a paralisia do sono é vista pela pessoa afligida como nada mais do que um sonho” e, quando eu acordei, achei justamente que tinha sido só um sonho, até ler sobre os sintomas.

A impressão que eu tive foi de tremor, meu corpo inteiro estava tremendo mas não estava, devido a estar paralisado. Então provavelmente a minha tentativa de me esquivar causou essa impressão. E outra coisa da qual eu me lembro muito eram das minhas pálpebras, que eu tentava com toda força do mundo mover uma delas, mas não saia do lugar.
A sensação de que tem algo te observando é praticamente certa. Quase todos os relatos de paralisia do sono são caracterizados por uma figura em cima do seu peito e outra te observando. Isso pode variar de pessoa pra pessoa e cada um tem a sua interpretação, no meu caso a sensação de aperto no peito foi mais recorrente.
Para acordar do meu sonho eu precisava que as pedras que tinha causado isso fossem retiradas e o desespero maior era não conseguir avisar ninguém sobre. Até que alguém disse que precisava ser feito e retiraram o que estava me prendendo, eu tinha consciência de que depois que tirassem eu acordaria, mas não foi o que aconteceu e por isso o desespero maior. Então, como eu já havia lido sobre o assunto, pensei que se talvez eu voltasse a dormir e tivesse outro sonho, conseguisse sair desse estado. E foi o que aconteceu.
É muito estranho ter a consciência de que você está presa dentro de um sonho e que precisa criar um outro sonho pra poder sair de outro, é muito estranho mesmo, mas deu certo.
No sonho seguinte eu estava voltando para a escola depois do período de férias, mas os meus colegas eram os da faculdade (que estavam vestidos de palhaços) e a minha escola era a que eu estudei todo o ensino fundamente. Esse sonho não durou muito, acredito que ele tenha sido mesmo só uma válvula de escape para o outro.

Quanto ao “relatos de abduções alienígenas”, vou falar que foi a primeira coisa que me veio á cabeça quando isso começou.

Esse vídeo explica bem sobre a paralisia

2 opiniões sobre “Você sabe o que é paralisia do sono?

  1. Isso é como se fosse um inception misturado com projeção astral, que tenso. Eu queria sonhar mais, mas só consigo lembrar do preto aueha. Esses dias tava conversando com uma amiga sobre e ela disse que eu sonho, mas não lembro do que sonho e que isso é porque eu não durmo no mesmo horário sempre e um monte de fatores auheau.

    É assim que funciona contigo ou é uma coisa bem natural que acontece o tempo todo?

    • Então, foi meio complicado mesmo. Acho que eu fiquei no limbo entre o sonho e a paralisia, não foi exatamente nem um nem outro exatamente.

      Sobre sonhar mais, uma coisa que é um exercício de sonho lúcido é acordar de um sonho e escrever ele, ou pelo o menos umas palavras chaves que vão te ajudar a lembrar depois.
      Eu já tentei fazer isso, mas comigo não funciona muito bem, mas eu normalmente lembro da maior parte dos meus sonhos, deve ser porque eu acordo umas 2 vezes durante a noite. Isso do horário talvez afete mesmo

Deixe um comentário

