Filmes sobre sonhos

Fazia tempos que eu estava devendo um post de filmes sobre sonhos, na verdade a idéia original é fazer um post para cada filme com resenhas, conforme eu for assistindo, mas adiantando o processo fiz  aqui uma pequena compilação deles.
Já falei sobre Paprika aqui, e esse é um dos filmes da lista que eu criei no Filmow.

[Pra quem não sabe o Filmow é uma rede sociail voltada para quem gosta de cinema, lá você pode marcar filmes que você quer ver/já viu/favoritos e etc. Recentemente o site foi atualizado e agora temos a possibilidade de criar listas, então logo fiz uma sobre sonhos.
A lista é essa aqui, espero que os usuários do site e até mesmo os leitores daqui ajudem ela a crescer, com uma pesquisa rápida eu separei esses, mas acredito que tenham muitos outros que ainda não descobri.]

Então para ilustrar o post separei quatro filmes relativamente famosos sobre sonhos que de uma forma ou de outra abordam o assunto.

 A Origem (Inception)
incept

Sinopse: Dom Cobb (Leonardo DiCaprio) é um habilidoso ladrão, o melhor na perigosa arte da extração, o roubo de valiosos segredos das profundezas do subconsciente durante os sonhos das pessoas, quando a mente fica totalmente vulnerável. Essa rara habilidade de Cobb fez dele um cobiçado jogador nesse traiçoeiro novo mundo da espionagem corporativa, mas também fez dele um fugitivo internacional que perdeu tudo o que mais amava. Agora, uma chance de redenção foi oferecida a Cobb. Um último trabalho pode trazer sua vida normal de volta, mas somente se ele conseguir o impossível – inserção. Ao invés de fazer o roubo perfeito, Cobb e sua equipe de especialistas têm que fazer o oposto: a missão não é roubar uma ideia, mas sim plantar uma ideia. Se eles obtiverem sucesso, pode ser o crime perfeito. Mas nem mesmo um plano cuidadoso poderia prepará-los para um perigoso inimigo que parece prever cada movimento deles. Um inimigo que somente Cobb poderia prever
(Trailer)

Inception é um puta filme, no post de Paprika eu falei um pouco sobre ele, que teve muitas referências do Satoshi Kon. Mas qualquer coisa que eu vá falar aqui seria spoiler, o filme é até um pouco complicado de ser explicado pelo tanto de “camadas” de roteiros que ele têm, então o melhor a se fazer é assisti-lo.

Sonhando acordado (La Science des Rêves)

gael

Sinopse: Stephane Miroux (Gael García Bernal) vê seus sonhos invadirem constantemente a vida real. Quando dorme, se transforma no carismático apresentador do programa ?Stephane TV?, explicando sua ?ciência dos sonhos? na frente das câmeras de papelão. Na vida real, tem um trabalho chato numa editora de calendários em Paris. Ele flerta com a vizinha Stephanie (Charlotte Gainsbourg), mas a moça não está disposta a encarar alguém como ele. Guy (Alain Chabat), colega de trabalho de Stephane, até tenta ajudá-lo na conquista, mas nada funciona. Incapaz de chegar ao coração de Stephanie na vida real, Stephane procurará as respostas em seus sonhos.
(Trailer)

Depois de Paprika, esse é o meu filme favorito sobre sonhos. É tanta beleza e simplicidade em um filme só que parece não fazer sentido de tão incrível que é o filme. Depois de assistir ele você tem certeza de que Michael Gondry é gênio por ter criado um filme desses. É
um dos filmes que mais se encaixa no meu post de sonhos de continuação de realidade.

Cidade dos Sonhos (Mulholland Drive)

md

Sinopse: Um acidente automobilístico na estrada Mulholland Drive, em Los Angeles, dá início a uma complexa trama que envolve diversos personagens. Rita (Laura Harring) escapa da colisão, mas perde a memória e sai do local rastejando para se esconder em um edifício residencial que é administrado por Coco (Ann Miller). É nesse mesmo prédio que vai morar Betty (Naomi Watts), uma aspirante a atriz recém-chegada à cidade que conhece Rita e tenta ajudar a nova amiga a descobrir sua identidade. Em outra parte da cidade o cineasta Adam Kesher (Justin Theroux), após ser espancado pelo amante da esposa, é roubado pelos sinistros irmãos Castigliane.
(Trailer)


Cidade dos Sonhos é um daqueles filmes que dão um nó na sua cabeça. E isso é uma característica do Lynch, outro diretor genial. É um filme que você deve assistir mais de uma vez, justamente por causa de seu final, então entramos no mesmo tópico de possível spoiler = assista.

O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus (The Imaginarium of Doctor Parnassus)

parnassSinopse: Dr. Parnassus tem o extraordinário dom de inspirar a imaginação das pessoas. Com a ajuda de sua companhia de teatro itinerante, composta pelo sarcástico Percy, seu assistente, e Anton, um versátil mágico, ele oferece ao público a possibilidade de transcender a realidade e entrar num universo de imaginação sem limites por meio de um espelho mágico. Mas toda mágica tem um preço e, por muito tempo, Parnassus vem jogando com o diabo, que agora volta para receber o seu pagamento: a sua preciosa filha Valentina.
(Trailer)

Dr. Parnassus é um dos meus filmes favoritos, não canso de assistir. O roteiro é completamente diferente de qualquer filme que já foi produzido e a forma artística como os personagens agem, todo o cenário e fotografia contextua muito bem com a história toda.

Esses 4 são exemplos de filmes que são bons para introduzir nesse tipo de cinema que é um pouco complexo. Se já é complicado explicar os sonhos que nós temos, imagem o sonho alheio. Baseado nisso é sempre interessante saber como as pessoas enxergam isso e mais interessante ainda é saber como os diretores conseguem transferir isso para a tela.
Existem muito mais filmes sobre o tema, como a Hora do Pesadelo, Alice no País da Maravilha entre outros que vocês podem conhecer pela lista do Filmow, caso contrário ficaria um post maior ainda, e eu sei que vocês têm preguiça.

No mais, bons filmes!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s